renoirluterolivre@ig.com.br

terça-feira, 18 de maio de 2010

FALSOS CONDOMÍNIOS - A EXPLORAÇÃO É O QUE IMPERA!

Em Maio, mês do Trabalho, quando todo ano no dia Primeiro reserva-se um feriado nacional para homenagens aos trabalhadores, descobrimos mais uma exploração realizada para atendimento aos falsos condomínios.
Com toda certeza, o mesmo tipo de abuso acontece em vários outros bolsões ou falsos condomínios residenciais da Região e do Brasil.

Lembrete de Informação:

salário mínimo a partir de 01/04/2007, R$ 380,00

salário mínimo atual,( a partir de 01/01/2010),R$ 510,00

A observação deste exemplar de pagamento mostra que já em 2007 o percentual mensal de adicional noturno, por exemplo, traduzia-se numa irrisória quantia para que uma pessoa deixe seu lar às noites, dando atenção ao abrir e fechar cancelas, expondo-se a riscos vários, faça chuva, frio ou calor, e fique a disposição de uma Associação de moradores, pessoas interessadas em "curtir" uma mentira que chamam de "condomínio". E esta mentira é oriunda da exploração de Áreas Públicas.

Denúncia:

No segundo semestre de 2009, o MRLL denunciou ao Ministério do Trabalho em Cotia, as precárias condições as quais estão e desde então estavam, submetidos os trabalhadores das portarias do Bolsão Paisagem Renoir II e III, o falso condomínio da Sapar, a Associação local de moradores ou melhor, de pagadores de taxas extras.
O Ministério do Trabalho autuou a empresa de segurança particular que está atuando com contrato junto a Associação e idem, autuou esta mesma Associação Sapar por descumprimento das Normas Regulamentaoras da CLT, (Consolidação das Leis Trabalhistas). Estas normas estão em vigor desde a década de 1970 e visam a proteção dos trabalhadores. Tais trabalhadores atuam em funções com postos de trabalho nas guaritas e/ou circulando em veículos no loteamento ou bairro.
Já estamos cientes de queixas de tão baixos salários, certamente proporcionais aos de 2007, que obrigam a má alimentação destes trabalhadores.
Muitas vezes são obrigados a comprar do próprio bolso algo para fazerem suas refeições diurnas e noturnas, quase sempre precárias, (sopas prontas e instantâneos em geral), arriscando a própria saúde. Assim estão em risco, tanto pelas falhas nutricionais, quanto por exposição a riscos laborais típicos destes postos de trabalho.
Alguns relatos falam e indiciam humilhações e descasos quando de acidentes do trabalho.
Tudo por parte da diretoria da Sapar e outros moradores.
MRLL