renoirluterolivre@ig.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

RESPONSABILIDADE PÚBLICA

NO MEU CAMINHO HAVIA UMA GUARITA,


NO MEU CAMINHO HAVIA UMA CANCELA,


NO MEU CAMINHO HAVIA UM POLÍTICO!


Dentro do mesmo princípio, em relação a ocupação permitida pela Lei dos Bolsões de Cotia e legislação semelhante que assola outros municípios brasileiros, não aceito a presença de serviços de segurança particular ocupando espaços em áreas públicas o que é um dos fatores de inconstitucionalidade destas Leis em geral.
Todavia, é direito de cada um ou uma contratar serviços de segurança particular individuais, desde que estes serviços não causem problemas para outrem e desde que quem contratou assuma os riscos de danos eventuais causados por esta contratação e serviços.
Por isto sugerimos a doação destas guaritas para o Poder Público visando com isto a realização de um sonho: que os Municípios tenham rede de policiamento eficaz e ampla, reduzindo a criminalidade com ações públicas e extinguindo esta justificativa absurda de necessidade de imposição de seguranças particulares coletivas.
Em Cotia pode-se ver que esta ocupação com suas guaritas e cancelas gera prejuízos a população em geral com aumento dos percursos, atrasos nos percursos, constrangimentos e outros fatos.
Os ocupadores destas áreas alegam direito a “segurança” o qual têm previsto em Leis Nacionais enquanto cidadãos e cidadãs, mas que abandonam quando deixam de requerer seus direitos, não pela simples apatia ou pelo medo de represálias, mas preferindo pagar monetariamente para invadir áreas públicas.
Já ouvi de uma pessoa favorável ao fechamento de vias públicas queixa de que é “obrigado” diariamente “a dar volta maior para deixar” seus “filhos na escola” porque no caminho dele há uma “guarita de condomínio (bolsão)” que impede sua passagem por caminho mais curto.
Assim, se até quem acha que é ético e correto fechar vias públicas se sente prejudicado, como é que não tenta pensar nos outros cidadãos e nas outras cidadãs? Como um exemplo, pensem nos mais pobres que andam a pé ou que têm que, numa situação de urgência médica ou outra qualquer, arcarem com custo de tarifa de táxi com acréscimo de percurso causado pelos obstáculos impostos pela Lei dos Bolsões!
E o custo dos danos para a saúde, para a integridade física e emocional que perdas de tempo assim geradas acarretam?


Quem paga estes custos?

Estamos anexando à nossa lista de "links" neste Blog a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Apolo que fica no Vale do Rio Paraíba, em São José dos Campos, SP.
Observem a gravidade da ocupação das áreas públicas neste Bairro de São José dos Campos. Há até o cinismo do fato que uma área de recreação pública ficar trancada com chaves em poder da “síndica” e só têm acesso quem paga taxas. E o mais grave ainda, nem imaginam a presença de pessoas de outros Bairros nestas áreas.
É o que pretendem tentar fazer, mas não conseguirão aqui no Bairro Renoir II e III.


Em Cotia, o ex-prefeito que assinou a Lei dos Bolsões é pré-candidato a prefeito para 2008.
Se fosse questionado, em uma possível Audiência Pública prévia ao pleito eleitoral, com estes argumentos e fatos o que diria?
Se confrontado com provas matemáticas e informado, nesta situação, de casos de danos gerados pela Lei que assinou como responderia e justificaria o que causou?


No Brasil ainda não temos punição direta e rápida para muita coisa, dentre estas coisas para erros e delitos de prefeitos, governadores, ocupantes de cargos de confiança dados por políticos e políticos em geral e também, para muitas categorias de funcionários públicos.
Erros administrativos em cargos públicos já deveriam ser punidos há muito tempo.
Assinaturas de ex-prefeitos e etc... constantes em decretos, atos administrativos, decisões tomadas enquanto nos cargos, deveriam ser objeto de valor, mas pelo que se vê, parece que se os políticos tivessem ou não assinado as mesmas coisas, as mesmas coisas teriam a mesma validade!


E mesmo parece que nada valem porque algum tempo depois voltam os mesmos como candidatos.


E até corremos o risco de serem eleitos novamente e como risco de “cobra que mordeu uma vez deverá morder mais vezes”.
Além disto, deveriam os políticos apresentarem obrigatoriamente, certificados de formação básica mínima em políticas administrativas quem dera feita em escolas isentas e de preferência, não particulares e provar conhecimentos científicos em "sabatinas" públicas.


O Movimento quer que todos informem a população em geral quanto a real face dos políticos candidatos para 2008.
Participem com ações de Cidadania
!
Se uma pessoa for conscientizada ter-se-á lançado uma semente que poderá multiplicar a informação e gerar ótimos resultados.

Dr. Ricardo Augusto Salgueiro
Médico
p/ Movimento RenoirLutero Livre



COMENTÁRIOS - ENVIE E-MAIL PARA: renoirluterolivre@ig.com.br

Nenhum comentário: