renoirluterolivre@ig.com.br

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Uma Carta aos Moradores do Bairro Paisagem Renoir II e III e Região

CARTA AOS MORADORES DO BAIRRO PAISAGEM RENOIR II E III E REGIÃO

Nas décadas de 80 e 90, quando a região da Granja Vianna teve uma febre imobiliária, formaram-se grandes grupos que se aproveitaram desse crescimento.
Tais grupos formados por construtoras e imobiliárias e posteriormente, administradores e companhias de segurança privada, através de “doações”, “contribuições” e “pagamentos”, a sucessivas administrações da Prefeitura de Cotia conseguiram aprovar a criação de “loteamentos fechados”.
A maioria desses loteamentos foram criadas em áreas públicas, se apropriando de vias e praças públicas para beneficio de poucas moradores.

Isso e ilegal e contra a Constituição Brasileira.

É importante que nos conscientizemos de que os grupos que nos vendem o “sonho da classe média” (segurança, tranqüilidade, exclusividade e um pouco de verde), são os mesmos que ativamente estão destruindo-os e se beneficiam dessa destruição. Loteamentos são aprovados sem o mínimo de preocupação ambiental ou atenção á infra-estrutura. Exemplos disso são os loteamentos criados nas duas extremidades da Estrada Lutero somando mais de 600 moradias, desmatando áreas verdes, sem rede de esgoto, água, nem vias adequadas de trânsito.
Com, progressivamente, menos espaço disponível para a criação de condomínios, a atenção vira-se aos bairros existentes.
Para que um administrador de condomínio garanta um faturamento vitalício, é suficiente que se forme uma Associação de bairro e, com a conivência da Prefeitura, se aprove o fechamento de vias públicas em nome da segurança e valorização de propriedade. Ainda mais: com a intermediação de advogados, alguns juízes são “incentivados” a dar sentença a favor dessas ilegalidades e até forçando todos os moradores a pagamentos mensais a título de “taxas de condomínio”. Obviamente o administrador ganha uma porcentagem de todo o dinheiro arrecadado.
Esse esquema de corrupção e enriquecimento ilícito com apropriação de bens públicos está espalhando em todo território brasileiro, mas com pontos de foco em alguns municípios, como Cotia, Vinhedo, etc.
Nós, do Movimento RenoirLutero Livre, como quaisquer outras pessoas deste Bairro, também nos preocupamos com a segurança e valorização de nossos terrenos, mas acreditamos que essas conquistas devem vir através de Legalidade e da Cidadania sempre seguindo as Leis e a Constituição, que é nosso único meio de exigir justiça e ter segurança.
Felizmente, o Ministério Público está consciente.
Esperamos que após desvendar um esquema semelhante na semana passada, que foi a ligação do Poder Judiciário com a máfia dos bingos, nós poderemos dar mais um passo na direção de nos livrar da criminalidade e corrupção em nossos bairros.

Navid Tahamtami

P/ Movimento RenoirLutero Livre
renoirluterolivre@ig.com.br

Nenhum comentário: