renoirluterolivre@ig.com.br

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O QUE CAUSA TANTOS INCÊNDIOS EM FAVELAS?



Já está claro que as classes abastadas querem os “filés” urbanos para a localização de suas propriedades e que pouco se importam com o destino e com os direitos dos menos favorecidos.

Estes “filés” urbanos são os terrenos melhor localizados, seja por distância até outras áreas mais valorizadas dos centros urbanos, seja por condições topográficas dos terrenos, etc...

Favelas ou, “comunidades”, termo recente e tido como o “politicamente correto” para descrever as condições destes aglomerados de moradias precárias, que eventualmente estão em áreas disputadas pelos olhos gordos do mercado imobiliário, acrescidos com o boom econômico brasileiro, pela demanda por negócios imobiliários novos, a qual também cresceu.

São Paulo carece de terrenos para a implantação e construção de novos empreendimentos, prédios em geral, para atendimento a demanda das classes abastadas.

Os terrenos não ocupados por favelas são mais caros e reduziriam assim o lucro nos empreendimentos.


Os governos, detentores das políticas excludentes e sempre tão “politicamente corretos”, ainda mais em épocas eleitoreiras, relutam em agir com violência policial para a a interessante desocupação destas áreas e ainda depois terem que dar uma solução razoável para a destinação das pessoas excluídas.

Nos últimos meses, a incidência de incêndios em “comunidades” aumentou muito em toda a Capital, daí, muitos colocarem a dúvida quanto a possível origem criminosa destes sinistros.

Cabe a Polícia investigar, cabe ao Ministério Público idem apurar por completo cada incêndio.  

O que salta aos olhos nesta hipótese de crime é o suposto interesse da especulação imobiliária em dar uma forcinha para a exclusão dos moradores de “comunidades”, assim facilitando a desocupação “limpa” destas áreas.

Assim, seriam beneficiados e idem os governos das políticas higienizantes, que teriam uma justificativa “limpa”, pelo fogo.   

Justificativas pseudo-limpas volta e meia aparecem nos atos políticos destes governos.

As Leis dos Bolsões criadas e copiadas em muitos Municípios brasileiros, a base violenta e pseudo-jurídica para dar valida aos falsos condomínios, surgiram dos mesmos interesses das classes abastadas pelos “filés” imobiliários, antes Bairros abertos e livres, e dos mesmos interesses da especulação imobiliária para negócios nestes locais.

Depois vieram e vêm outros interesses políticos e comerciais, de prestadores de serviços até políticos que estão governo e querem justificar verbas e conseguir votos, fatores estes que somente somam para a manutenção da exclusão social.

Se confirmada a hipótese criminosa destes incêndios em favelas ou comunidades pobres, veremos mais uma vez a cara do Brasil mantendo os requintes do pior do colonialismo velado e da violência social.   

MRLL

Nenhum comentário: