renoirluterolivre@ig.com.br

domingo, 1 de julho de 2007

"NOSSO" RESIDENCIAL

"Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental."
Ayrton Senna

Se as diferenças sociais estão mesmo presentes no entorno de nós, a negligencia de governos e mais governos na minimização destas diferenças somente as aumenta a cada dia que passa. Onde estão as chances fundamentais?
Enquanto alguns tentarem excluir outrem cerceando direitos fundamentais, não haverá solução dos problemas.
As pessoas que assim agem, excluindo, sentem-se superiores no TER, no possuir, no poder mandar e poder pagar e poder pisar em outrem, considerando e desejando a existencia da inferioridade na cor mais escura da pele, na preferência sexual, nas condições de vida, de trabalho e de moradia.
Mas, por que tentam excluir e afastar de si os menos favorecidos mesmo sem muitos nada lhes fazerem de mal? Por que resistem e não querem ver os pobres?
Estas pessoas, mais proprietários que outros, aliam-se em idéias e condutas comuns e assim perdem a distinção entre o público e o privado, querendo TER até o que é de todos, vias públicas, áreas públicas, acessos e permissões.
Sempre se dão o sentido de posse, de poder, de poder pagar e comprar qualquer coisa, de poder cobrar e excluir quem lhes é diferente, quem não pertence ao seu grupo de abastados, do seu clube do TER.
Se há algo que lhes seja contrário aos interesses, alegam que Leis são contestáveis e que se um dia assinadas o foram e daí, vale agora o costume, a moda de seus interesses porque se acham bonitos demais para serem contestados.
Seus carros legais são os que valem e são só os que podem passar escondendo por trás de vidros escuros a própria face dos proprietários.
De que fogem? De que se escondem? De que tanto têm medo?
Medo da escuridão? Quem sabe tenham almas pequenas e escurecidas demais para entender as noites e os dias.

Talvez não consigam olhar o céu e ver que todas as estrelas somos nós.
Medo do que acham diferente? Talvez não consigam entender as diferenças.
Medo do pó da terra? Esquecem que do pó vieram e ao pó voltarão.
Medo de semelhantes? Talvez sejam mesmo mais iguais que os outros e queiram sim fugir da visão de si mesmos.

p/ Movimento RenoirLutero Livre
______________________________________________________
Declarações de proprietário de lote e de proprietárias/moradoras no Bairro Renoir II e III (em Janeiro e em Junho de 2007):
"...visita registrada do Departamento de Transito ao nosso residencial..."
"...que trabalhe para preservar nosso residencial, principalmente contra vândalos..."
"...não vão melhorar nosso residencial..."

Nenhum comentário: