renoirluterolivre@ig.com.br

domingo, 8 de julho de 2007

ÁREAS VERDES PARA TODOS-Plano Diretor da Capital

A Lei Federal ordena que as áreas verdes sejam públicas nos casos de Bairros como no caso do Bairro Renoir II e III em Cotia.
Prova de que a tendência é a preservação e aumento destas áreas e também a destinação pública das mesmas é a redução das áreas dos condomínios verdadeiros obrigando-os a aumentar o índice de verticalização para ocuparem menos espaço de áreas verdes e ao mesmo tempo, evitar a criação de áreas verdes particulares nestes condomínios.
Tal proposta visa o sentido da Lei Federal destinando as áreas verdes a todos e não a minorias abastadas que puderem adquirir imóveis que seriam privilegiados.
A Prefeitura de São Paulo, conforme matéria do Jornal Folha de São Paulo de 08/07/2007, prevê alterações no Plano Diretor do Município para a criação de novos condomínios (verdadeiros), aumentando a a porcentagem de áreas verdes obrigatórias que deverá ser de 15% (quinze por cento) de reserva e, o principal, tal área deverá ficar disponível para a população.
Por outro lado, ocorre o debate oriundo da neurose de segurança que afeta muito as pessoas que adquirem lotes ou moram por aqui também.
Na mesma edição do Jornal Folha de São Paulo, domingo, 08/07/2007, a Revista da Folha publica artigo dos arquitetos e cineastas Marcio Kogan e Isay Weinfeld, alegorizando tal neurose no "edifício guarita" onde a convivencia será feita por interfones e há um canal interno de TV que exibe uma programação variada em preto e branco com o predileto "Corredores da Solidão".
Se a moda pega?
Em alguns BAIRROS de Cotia, transmudados temporariamente em "condomínios paraguaios" já é transmitida programação semelhante, como por exemplo: "Diário do Transito da Capuava", ou o falso-pornô a "A Gaiola do Entra e Sai" e outras, também em preto e branco.

Movimento RenoirLutero Livre
renoirluterolivre@ig.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Por enquanto nosso unico meio de poder partecipar é dizer o que pensamos apesar da distancia de 12000km que nos separa, atravez de um Blog assim fantastico que nos une e nos faz sentir mais perto. Me atualizo com os acontecimentos atravez dele(o blog), e posso dizer o que penso nesse espaço, quanto ao edificio-guarita, espero mesmo nao chegar a esse ponto, e me sinto em dizer que é bom mesmo a gente abrir os olhos e ver "nosso verde" aì do lado e fazer de tudo para preserva-lo. Antes que seja tarde!
Um abraço.
Obrigada pelo espaço livre, em poder comunicar...
Viva o Movimento!
Isa e Paolo(Italia)